O Esporte Clube Democrata e seus torcedores.

O Esporte Clube Democrata é uma agremiação tradicional da região do Vale do Rio Doce, mais precisamente de Governador Valadares. É um clube que tem história, conquistas e muita simpatia! Além disso, é detentor de uma vibrante e apaixonada torcida, reconhecidamente, a melhor do interior de Minas. E é sobre ela que tentarei de forma breve, abordar o que vejo e sinto.

O processo de escolha pra quem torcer, tem algumas variáveis… Apesar de nem todos serem torcedores da equipe de sua cidade e/ou região, considero importante e legal apoiar quando se tem algum clube.

Os torcedores que acompanham o Democrata, são fiéis, empurram, apoiam, seja qual for o horário, dia dos jogos, condições climáticas, séries, divisões, a qualidade dos jogadores. Nada importa, não tem jeito, eles estão lá! Sempre ali, seja nas arquibancadas de ‘cimento’ — na qual gosto de ficar—, atrás dos gols (geral) ou na marcante arquibancada ‘metálica’. Com cânticos, bandeiras, faixas, reclamações, cornetagens sadia e engraçadas em muitas das vezes, faz com que se torne prazeroso ir ao campo, ainda que tantas vezes seja sofrido.

Certamente esta torcida faz o que poucas fazem, principalmente se tratando de interior, que geralmente as equipes são modestas e com baixo investimento. O que se vê são pessoas que deixam a desejar, aqueles que vão (quando isso acontece), é somente na boa, se o time esta bem. Já tem clube por ai, inclusive até virou itinerante, que fora possuidor de mais investimentos, porém jamais teve uma torcida ao seu lado, capaz de fazer alguma diferença. 

Talvez seja utópico pensar e esperar equipes mais competitivas, boa gestão e profissionalismo dos dirigentes. O mais legal é que independentemente dessas coisas acontecerem ou não, os bravos e verdadeiros torcedores seguirão essa paixão alvinegra conhecida como Pantera, ou seja, o glorioso Esporte Clube Democrata. Parabéns a todos os democratenses!

Conquistas: Vice-Campeonato Mineiro: 1991; Campeonato Mineiro do Módulo II- 2005; Campeão da Taça Minas Gerais-1981; Campeão Mineiro de Juniores-2003; Vice-Campeonato Mineiro da Segunda Divisão-1979; Campeão Mineiro do Interior-1991, 1992, 1993, 1994 e 2007. Fonte: democratagv.com.br

* Conheça mais sobre o E.C.Democrata, aqui.

Esta entrada foi publicada em Futebol brasileiro. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>